Olho Grego: Origem, significado e utilização em acessórios!

olho grego

O Olho Grego faz parte de uma cultura antiga, mas é um símbolo que tem sido bastante utilizado ao longo dos séculos. Acredita-se que tenha surgido na Antiguidade e que esteja associado à religião islâmica, por ter sido utilizado durante rituais religiosos. Porém, não é possível precisar a sua origem geográfica.

Há indícios de que apareceu pela primeira vez na região onde hoje se encontra a Turquia. Reza a lenda que os turcos precisavam de partir uma rocha de uma montanha, mas que a sua dureza tornava todas as tentativas infrutíferas. Chamaram, por isso, um homem conhecido pela inveja, que, ao ver tamanha rocha, a quebrou em duas partes. Desde então, os turcos (muito supersticiosos) passaram a usar o Olho Grego como amuleto, com o intuito de se protegerem contra o mau-olhado.

Ao longo dos séculos, devido à disseminação da fé cristã, este símbolo deixou de ser exclusivo da religião islâmica e passou a ser usado também por católicos. Foi precisamente esta vulgarização que fez com que o talismã ficasse famoso em todo o mundo.

 

Qual o significado do Olho Grego?

 

Colar Olho Grego Zirconias
Colar Olho Grego Zirconias

O Olho Grego costuma ser constituído por vidro, em tons de azul. Quando o amuleto se encontra rachado, diz-se que houve uma proteção bem sucedida contra o mau-olhado, razão pela qual estalou.

Também conhecido como Olho Turco ou Nazar, este símbolo é atualmente utilizado por muitas pessoas em objetos do dia-a-dia para garantir proteção. É, por exemplo, colocado em portas, retrovisores de carros, porta-chaves ou acessórios de moda, tais como colares e pulseiras.

 

Utilização do Olho Grego em joias e acessórios

 

Colar Proteção Mão de Fátima
Colar Proteção Mão de Fátima

Embora o Olho Grego faça parte de uma crença antiga, muitas vezes associada a questões religiosas, é muito usado nos dias de hoje. Não só como talismã, mas também como complemento de vários acessórios.

A crença de que o Olho Grego protege contra o mau-olhado faz com que muitas pessoas aliem as superstições à moda. Assim, é frequente encontrar este amuleto como pendente para diferentes joias, tais como colares e pulseiras, e até em estampados de roupas.

São, de facto, muitas as peças que pode encontrar com este talismã! Na Pedrasriscas, poderá encontrar acessórios que conjugam proteção com estilo. Torne o seu look ainda mais bonito!

 


 

Subscreva o nosso Blog

 

     

    Deixe um comentário