Árvore da Vida: Conheça o seu significado e simbologia!

Árvore da Vida

A Árvore da Vida é um símbolo reconhecido mundialmente, uma vez que sempre foi muito utilizado por diferentes povos. Em cada um deles, foi-lhe atribuído um significado diferente.

A utilização desta simbologia remonta ao início da civilização. Há textos antigos que demonstram que os fenícios, os maias, os persas, os gregos, os chineses, os astecas, entre outros, já utilizavam a Árvore da Vida em vários artefactos.

Atualmente, esta representação continua a ser aplicada em inúmeras peças, acessórios e até tatuagens. Mas, afinal, porque é que esta árvore tem tanta simbologia e qual o seu significado? É isso que vamos explicar-lhe no artigo que preparámos para si!

 

Qual é o significado do símbolo Árvore da Vida?

 

Este símbolo representa a vida e as suas diferentes fases. A árvore tem os ramos que sobem em direção ao céu para receber a luz. Já as suas raízes prendem-se na terra para absorver os nutrientes necessários ao seu crescimento e também para manter a estabilidade durante as tempestades.

Esta simbologia pode ser transportada para a vida do ser humano. Também este faz uma ascensão, no sentido em que evolui ao longo da sua vida e se torna capaz de ultrapassar todas as adversidades (simbolizadas pelos ramos encruzilhados da árvore) e seguir em frente, em direção à luz, a uma vida bem-sucedida.

A Árvore da Vida é também associada à vida longa e com saúde, à imortalidade referida nos textos bíblicos. Esta vida eterna tanto pode ser terrena como celestial.

 

A Árvore da Vida nos diferentes povos

 

Segundo a crença da religião cristã, a Árvore da Vida é uma das duas árvores que Deus colocou no Jardim do Éden (Paraíso). A outra seria a Árvore do Bem e do Mal, da qual Adão e Eva se alimentaram do fruto proibido.

De acordo com alguns textos da Bíblia, a Árvore da Vida produzia frutos que, ao serem consumidos, proviam a imortalidade. No entanto, quando Adão e Eva se alimentaram do fruto proibido, contrariaram a vontade de Deus. Foram, então, expulsos do Paraíso e perderam o direito à vida eterna.

Os persas acreditavam que a Árvore da Vida continha uma resina que conferia a imortalidade. Por sua vez, nas tradições chinesas, eram incluídas sete árvores. Uma deles era a Jade que, tal como na religião cristã, produzia um fruto que seria fonte de imortalidade.

Também os escandinavos acreditavam que as raízes da árvore continham todo o conhecimento e sabedoria.

 

A simbologia da Árvore da Vida na atualidade

 

Hoje em dia, a Árvore da Vida é utilizada como um amuleto alusivo à vida eterna e à longevidade. Tornou-se um símbolo de encorajamento, uma “ajuda” para ultrapassar momentos difíceis, para dar sorte e saúde. Seguir em frente, em direção à luz, é o conselho da árvore da vida! Ao mesmo tempo, representa a gratidão por aquilo que recebemos da vida e o respeito pela terra que produz o nosso alimento.

Atualmente, são muitas as pessoas que acreditam na força da Árvore da Vida. Na Pedrasriscas, temos vários acessórios que contêm este símbolo, tais como pulseiras e colares. Visite a nossa loja online e encontre a peça ideal para si!

Sinta a força da Árvore da Vida, que o ajudará a ter calma e clareza nos momentos mais difíceis.

 


 

Subscreva o nosso Blog

 

     

    2 Replies to “Árvore da Vida: Conheça o seu significado e simbologia!”

    1. Encontrei um amuleto da árvore da vida (para se colocar num cordão) na rua. Tem mal eu pegá-lo? Dar-me-á azar?

      1. Olá Ana, já faz um tempo que você nos escreveu. Desculpas pela demora em responder.
        Esse é um tema subjetivo, por isso é difícil oferecer-lhe uma resposta factual. Afinal, tem a ver com a sua fé e crenças e até mesmo da pessoa que possuía esse amuleto. Sendo assim, escute o seu coração e intuição. E o mais importante, acredite que ele irá proporcionar o bem que deseja.

    Deixe um comentário