Páscoa: as tradições de uma data especial

A Páscoa está mesmo a chegar, neste ano será celebrada no dia 17 de abril. Uma data marcada por tradições e pelos momentos especiais em família.

Como já sabemos, este é um período marcado pela troca de prendas, chocolates, ramos, etc. Por isso, neste artigo vamos contar-lhe um bocado mais sobre cada tradição e claro, sugerir algumas prendas.

As tradicionais amêndoas

É comum nesta época do ano vermos as prateleiras dos supermercados com uma grande variedade de amêndoas confeitadas. Afinal esta é uma das tradições da Páscoa com longa data. 

Curiosamente, as amêndoas já faziam parte das tradições da Roma Antiga, de modo a estar presente nas comemorações de casamentos e nascimentos, sendo este um hábito que se espalhou pela Itália entre os séculos XVIII e XIX. Geralmente, naquela época, as amêndoas eram cobertas com mel.

Com o passar dos anos, e graças ao cultivo da cana-de-açúcar, as amêndoas passaram a ser cobertas com açúcar

E é por conta do seu aspeto, relacionado aos ovos de Páscoa, que as amêndoas ganham um significado mais especial neste período pascal.

Sendo assim, esta sempre é uma ótima opção de prenda entre familiares e também afilhadas e madrinhas, mas neste caso há outras tradições que lhe contamos a seguir. 😉

Tradições entre afilhados, madrinhas e padrinhos

Nos sete dias que antecedem o domingo de Páscoa é celebrado o Domingo de Ramos, que neste ano será já agora no dia 10 de abril e este é também um dia dedicado as madrinhas e padrinhos.

Este costume português, conforme a tradição, consiste nas crianças irem até à casa dos seus padrinhos e madrinhas para receberem o folar. Esta iguaria típica da Páscoa tem como significado a reconciliação, a união e a amizade.

Em agradecimento, tradicionalmente, as crianças entregam um ramo de oliveira para os padrinhos e de violetas às madrinhas. Entretanto, hoje em dia, os ramos são variados e muitas vezes são acompanhados de outras prendas, inclusive joias.

Joias para madrinhas e afilhadas

Uma prenda tradicional e que todas amam são as joias.

Especialmente para essa data, a Coleção Sentimenti da Rebecca Gioielli é uma escolha perfeita. Afinal trata-se de colares com pendentes cheios de significado.

Coleção Sentimenti em Ouro 9K
Pendentes com significado

Agora é hora de conhecer os 10 pendentes disponíveis e o significado de cada um deles.

Pluma / Pena: Liberdade
Coração: Amor
Nossa Senhora: Amor e proteção
Cruz: Bênção
Anjo: Pureza
Âncora: Esperança
Concha: Fortuna e sorte
Estrela-do-Mar: Renascimento
Tartaruga-marinha: Resiliência
Caranguejo: Confiança e sucesso

Com isso, são várias opções para escolher a que mais combina com a pessoa que irá receber.

Os deliciosos Ovos de Páscoa

Antes mesmo do cristianismo, já era tradição oferecer ovos de Páscoa neste período. Entretanto, neste caso estamos a falar de ovos de galinha decorados com motivos festivos.

Assim como nos dias de hoje, a simbologia dos ovos sempre esteve associada a força, vida e fertilidade. De modo que, quando ofertados, significava votos de fartura dos bons tempos que estavam por vir, já que é o começo da primavera.

Enquanto que, os ovos de chocolate como o conhecemos (e cá entre nós, adoramos) surgiu na Europa no século XVIII e apenas no século XIX começou a ser mais consumido.

O melhor da Páscoa

Principalmente, o melhor da Páscoa é poder estar com as pessoas especiais e viver as tradições que, muitas vezes, são únicas em cada família ou grupo.

Tem alguma que queira partilhar connosco? Conte-nos nos comentários. ☺️

Desejamos a todos uma ótima Páscoa.

Deixe um comentário