Amuletos: 10 Símbolos que atraem sorte e boa energia!

amuletos

Os amuletos e talismãs são mais do que uma tendência, assumindo vários significados e funções. Estes objetos começaram a ser usados há centenas de anos, como forma de afastar o azar e os espíritos malignos. Eram feitos a partir de ossos, barro, conchas e madeira.

Hoje em dia, o uso de amuletos e talismãs está relacionado com a sorte e as energias positivas. Há quem acredite que, ao utilizá-los em determinados momentos, a sorte estará presente. Até as mais famosas personalidades da História moderna recorrem a amuletos em momentos decisivos. Barack Obama, por exemplo, carrega sempre consigo diversos objetos que lhe recordam pessoas importantes que conheceu: um terço, um buda e uma ficha de poker, entre outros.

Há uma infinidade de amuletos para atrair sorte e afastar más energias. A maioria faz alusão à Religião e Natureza. Conheça famosos símbolos ligados a diferentes culturas.

 

10 Amuletos e talismãs: Significado e simbologia!

 

Colar Árvore da Vida

1. Árvore da Vida

A Árvore da Vida é símbolo de conexão entre a Terra e o Sol. Existe a crença de que dá sorte e saúde e é um talismã ligado à vida eterna e à longevidade. 

Atualmente, esta representação continua a ser aplicada em inúmeras peças, acessórios e até tatuagens. Conheça outras simbologias no artigo que dedicamos a este amuleto.

 

2. Medalha Milagrosa

A Medalha Milagrosa é um símbolo de proteção católica ligado à imagem de Nossa Senhora das Graças. A origem deste amuleto remonta a 1930, aquando das aparições da Virgem à freira Catarina Labouré, num convento parisiense.

A imagem encerra várias simbologias. A cabeça da serpente esmagada faz alusão ao diabo, as 12 estrelas aos 12 apóstolos e os raios às graças. Por sua vez, o coração trespassado por uma espada diz respeito ao Imaculado Coração de Maria e, por fim, a cruz é uma menção ao calvário.

 

Colar Mão de Fátima

3. Mão de Fátima

Um dos mais famosos amuletos de origem islâmica é a Mão de Fátima ou Hamsá. Fátima era filha do profeta Maomé, a quem terá aparecido um anjo. Cada um dos cinco dedos representa uma virtude e, simultaneamente, os cinco mandamentos do islamismo: fé, caridade, oração, peregrinação e jejum.

Hoje em dia, é frequente usar este símbolo em tatuagens, colares, pulseiras e pingentes.

 

4. Olho Grego

Olho Turco ou Olho Grego é um amuleto usado contra o mau-olhado ou inveja. Há quem acredite que a cor azul é suficientemente forte para afastar as energias negativas. Na Turquia, é pendurado à porta de casa e no espelho retrovisor dos carros ou colocado debaixo da roupa. Uma vez partido, é necessário substituí-lo por um novo.

Além de ser um objeto de decoração, o olho turco é usado como acessório de moda.

 

amuletos_trevo_da_sorte
Colar Trevo da Sorte

5. Trevo da Sorte

O trevo de quatro folhas é o rei dos amuletos. Trata-se de um símbolo de sorte irlandês, talvez o mais famoso no mundo ocidental.

A probabilidade de encontrar um trevo de quatro folhas é de 1 em cada 10 mil plantas. É extremamente raro e, por essa razão, atribui-se sorte a quem o achar.

Este talismã está fortemente difundido no vestuário e em acessórios, como colares e pulseiras.

 

6. Cruz

A Cruz já foi um símbolo da morte, antes de ser adotada pelo Cristianismo, passando a significar vida e sacrifício. Hoje, é um objeto universal usado por crentes e não crentes. A sua forma está relacionada com os quatro elementos da Natureza: terra, fogo, ar e água. Os colares e pulseiras em forma de Cruz são joias obrigatórias nas lojas de acessórios e ourivesarias.

 

7. Pomba da Paz

A pomba branca é símbolo universal da paz. A famosa imagem da ave a segurar um ramo de oliveira tem origens bíblicas. Este pássaro, imortalizado por Pablo Picasso, representa ainda pureza e amor.

amuletos_libelula
Colar Libélula

 

8. Libélula

Outro animal usado como amuleto é a Libélula, uma vez que passa por inúmeras mutações ao longo da sua curta vida. Este inseto, que nasce no fundo dos lagos e que luta para vir à tona, é vulgarmente conhecido como símbolo de renovação e luz.

 

9. Peixe

Segundo a arte chinesa Feng Shui, o Peixe é um símbolo de sorte e prosperidade. Acredita-se que ter em casa um par de peixes dourados poderá trazer harmonia à relação amorosa. Na Ásia, está geralmente associado ao mundo dos negócios e à carreira profissional. É também um símbolo cristão e, em algumas culturas, um amuleto de fertilidade.

 

10. Ferradura

A Ferradura é geralmente pregada nas portas de casa para atrair o bem e afastar o mal. As civilizações ancestrais acreditavam que, ao colocar estes amuletos atrás da porta, poderiam trazer prosperidade e dinheiro.

 


Subscreva o nosso Blog

     

    Deixe um comentário