Autocuidado: dicas para sentir-se bem e ter uma saúde melhor

O autocuidado é fundamental para garantir que nossos dias sejam mais leves. No entanto, devido à rotina agitada ou os acontecimentos diários, pode ser difícil manter o seu corpo mente saudáveis.

Pensando nisso, trazemos algumas dicas simples que vão ajudar no cotidiano e podem contribuir para que se sinta bem. Veja abaixo algumas sugestões de autocuidado, que além de melhorar o seu humor, vai deixar você melhor.

Autocuidado para o seu bem estar

O autocuidado é um conjunto de ações capazes de promover o nosso bem estar. Além disso, o autocuidado pode ajudar a conhecer melhor o seu próprio corpo e até os sinais de quando algo não anda bem. Assim, fica mais fácil criar práticas que ajudam no controle de alguns sintomas, como os causados pela ansiedade e depressão.

É hora de conferir as 12 dicas que preparamos para si e então selecionar as que mais combinam consigo.

1. Tenha um hobbie

Inclua na sua rotina, atividades que lhe dão prazer e ajudam a relaxar a mente. Escolha a sua preferida, desde uma leitura, escrever em um diário, desenhar ou contemplar a paisagem. Todavia, o recomendado é encontrar alternativas, que vão além das telas de computadores, celulares e televisões.

2. Converse com amigos ou rede de apoio

Atualmente a tecnologia ajuda a estar em contacto com as pessoas de sua confiança. Por isso, se você não pode vê-los presencialmente, aproveite a tecnologia para este fim.

Bata um bom papo, ria e divirta-se com pessoas queridas ou que entendam suas dores, este é um ótimo jeito de deixar o seu dia mais leve e alegre.

3. Faça uma atividade física

Não importa qual seja atividade: dançar, ir ao ginásio, corridas ao ar livre ou praticar o seu desporto favorito.

O importante é manter-se em movimento para se beneficiar das vantagens que a atividade física traz para a saúde. Afinal, são muitos os benefícios, entre eles mais disposição para o seu dia, além de ajudar a regular o sono.

4. Acessório com significado especial

As joias com iniciais, personalizadas ou com elementos que tenham um significado, como é caso dos cristais, pedras preciosas, etc. são perfeitas para que tenha sempre consigo uma lembrança, recordação especial ou ainda sentir-se protegida. Além disso, estas peças também podem revelar um pouco da sua história.

Hoje é possível encontrar peças de todos os tipos, seja em anéis, colares, brincos e pulseiras com letras.

5. Tempo para si

Quando foi a última vez que você dedicou um tempo só para si? Devido ao ritmo atual, sabemos que nem sempre é possível. Entretanto, o autocuidado é importante, por isso, reserve um tempo para você e aproveite.

6. Meditação

Com a meditação é possível diminuir o estresse, a ansiedade, além de ajudar na memória, concentração e até fortalecer o sistema imunológico. Dessa forma, ao incluir na sua rotina é possível garantir benefícios para o corpo e a mente, e até melhorar o seu bem estar

Para facilitar, procure pelos aplicativos de meditação guiada, além de ajudar a mudar a rotina, pode auxiliar nessa tarefa. Por exemplo, Medise.se, Headspace, MyLife Meditation: Meditate, Relax & Sleep Better, Calm, Insight Timer, Rituals,Buddhify e Cíngulo.

7. Consumo de conteúdo divertido

Neste autocuidado vale optar pelos conteúdos que ajudam a distrair a mente e dar boas risada. Contudo, a dica é procurar por filmes ou séries do seu gosto. Sobretudo, aproveite a ocasião, faça uma pipoquinha e chame aquela amiga(o) para se distraírem juntas.

8. Atividades ao ar livre

A dica é fazer caminhadas ao ar livre, brincar com o seu pet, passear pela cidade a ouvir sua playlist preferida, ou até mesmo sentar no parque e tomar um gelado.

9. Fique em boas companhias

Ligue para o seu amigo e jogue papo fora, até dar boas gargalhadas. Além disso, conectar-se com outras pessoas queridas pode garantir momentos de felicidade.

10. Poder da disciplina 

A disciplina é bastante importante para atingir os seus objetivos, pois a verdade é que nem sempre temos a motivação que queremos ou precisamos, por isso é ótimo manter-se disciplinada.

Sendo assim, tenha estratégias que colaborem com o seu desempenho para aquilo que deseja realizar, como ter um planner, aplicações no telemóvel que ajudam a organizar o seu dia a dia e mesmo a meditação, que mencionamos um bocadinho acima, são ferramentas que podem contribuir para manter-se disciplinada.

11. Metas alcançáveis

A princípio é preciso priorizar algo que você realmente consiga cumprir de forma saudável. Passo a passo, realizará os seus sonhos.

12. Gratidão

O sentimento de gratidão pode ajudar a melhorar a sensação de bem estar, pois ao pensar sobre as coisas pelo qual é grata, ficará mais claro e evidente os bons aspetos do dia a dia.

Na psicologia positiva, uma das técnicas é todos os dias escrever 3 motivos pela qual você se sente agradecida. Separe um caderno para isso e comece. Acredite, há muita coisa boa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares e incentive o autocuidado! Lembre-se de tirar um tempinho do dia para fazer algo novo.

Deixe um comentário