Escolher o anel de noivado: tudo o que deve saber

É um dos momentos mais especiais na vida de um casal e que representa o início de uma nova fase. Nesse sentido, escolher o anel de noivado certo é crucial, para que tudo seja perfeito, tal como ambos imaginaram.

Meninas, lamentamos, mas este artigo é para eles: para os orientar na escolha certa e dar-lhes umas luzes do que devem ter em conta. Se quiser, pode dar-lhes umas dicas, mas não estrague a surpresa.

6 dicas para escolher o anel de noivado perfeito

É uma tarefa mais simples do que parece, basta ter em conta o nosso guia. E, claro, ficar atento às dicas que a sua futura noiva lhe for deixando – sim, ela pode estar a dar-lhe dicas sem que perceba. Seja pelas páginas de Instagram ou Pinterest que ela vê ou por se demorar mais tempo na montra de alguma joalharia, fique atento aos sinais. E tome nota.

1. Orçamento

É a primeira coisa a considerar pois escolher o anel de noivado pode ser uma ação dispendiosa e, acredite, não precisa de gastar uma fortuna para ela se sentir uma afortunada com o seu pedido.

Estabeleça, então, um orçamento e não entre em excessos, até porque o casamento e a lua de mel poderão acarretar gastos significativos na vida de um casal.

Assim, saiba que não é preciso, nem faz sentindo, desestruturar a sua ou a vossa vida financeira na compra de um anel de noivado, porque o que na verdade importa é a história por trás do mesmo, a dedicação no momento do pedido, bem como o carinho com que se entregou a esta tarefa.

2. Peça opiniões

As pessoas mais próximas da futura noiva poderão ser as mais indicadas para ajudá-lo, se se sentir completamente perdido. É preferível contar com a ajuda a aventurar-se sozinho.

3. Estilo de vida

Quando escolher o anel de noivado deve ter em consideração o estilo de vida da sua companheira: se ela tem um estilo mais simples, mais desportivo, mais casual, mais formal… Como tal, o tipo de anel selecionado deve ir de encontro a estas características.

4. Profissão

Ao escolher um modelo de anel de noivado, deve, igualmente, ter em consideração a profissão da pessoa que o irá usar, visto que deverá ser um acessório que não pode interferir com os seus afazeres.

Existem, como sabe, determinadas atividades profissionais com um código de vestuário mais restrito, o que também se estende ao uso de joias. Tenha esse aspeto em conta.  

5. Tamanho

Para que o pedido de casamento decorra sem imprevistos e tal como planeou, é conveniente que o anel tenha o tamanho certo. E isto pode ser uma tarefa muito complicada.

Para se assegurar de que não comete nenhum erro, e de forma bem discreta, aconselhamos a que leve um anel da sua companheira para o momento da compra. Será mais fácil decidir o tamanho certo, mesmo que não faça a aquisição nesse mesmo dia. Pelo menos, o tamanho fica assegurado.

É certo que poderá, posteriormente, ajustar o tamanho, porém, determinados designs poderão tornar a tarefa mais complicada, se não mesmo impossível, pelo que convém acertar à primeira.

6. Cor / materiais

Existem quatro materiais principais a considerar: ouro, ouro branco, rose gold e prata. Tente averiguar junto das joias da sua namorada as que existem em maior quantidade, pois será essa a cor e material, à partida, que ela irá preferir.

Habitualmente o ouro é a cor privilegiada para as alianças de casamento, mas tal não significa que não pode ser esse o material eleito para o anel de noivado. É o tom mais clássico e comum, pelo que acaba por ser sempre uma escolha acertada.

Outra opção é o anel de noivado em ouro branco, que é um tom mais sofisticado, principalmente quando combinado com pedras preciosas, como a esmeralda ou o rubi.

O rose gold é uma tendência recente nos anéis de noivado e que se revela como uma escolha romântica e muito feminina.

Caracterizado pela cor brilhante, e preço mais acessível, o anel de noivado prata é também uma escolha comum, mas elegante, quando combinado com pequenas pedras ou pérolas.

Com estas dicas, está pronto para dar início a uma grande história de amor.

Deixe um comentário