Joias com pedras naturais: conheça os significados

Usar joias com pedras naturais permite-lhe não só usufruir de peças bonitas e elegantes, como também carregar determinados significados que podem fazê-la sentir-se melhor e com mais energia.

Isto acontece, visto que as pedras têm uma simbologia muito própria. Elas fazem-nos sentir de determinadas formas que até contribuem na resolução de problemas físicos ou relacionados com a saúde mental. 

Como tal, a joia perfeita deve conter a pedra natural com que mais se identifique ou que esteja a precisar no momento. Todavia, para saber qual é, vale conhecer o significado das pedras.

Significados das pedras naturais mais populares

Conheça as pedras naturais mais populares e o significado de cada uma. Assim terá a certeza de que está a fazer a escolha certa.

Ametista

Durante a Idade Média, esta pedra era usada para fazer talismãs e amuletos mágicos que visavam a preservação da castidade e sobriedade. Havia ainda a crença de que o cristal era também sinónimo de riqueza.

Atualmente, as coisas são um pouco diferentes. A saber, a ametista é considerada a pedra da sabedoria e equilíbrio e, como tal, encontra-se muito ligada à proteção, vitalidade e elevação espiritual.

Visto que possui uma cor violeta, esta pedra emite uma forte energia protetora, sendo muito útil para o uso em determinadas terapias e também em momentos de meditação.

Além disso, ajuda a purificar o ambiente, a desbloquear medos e receios, a aliviar estados de tensão mental. Assim como a evitar períodos de insónia e ansiedade que possam impedir de ter uma boa noite de sono.

Turquesa

A turquesa é uma pedra natural usada para boa sorte e proteção. E isto é algo que a acompanha desde passado: saiba que desde a antiguidade é considerada como sagrada, esta pedra foi usada como amuleto de proteção por senhores nobres, cavaleiros e reis.

Tem a capacidade de afastar energias negativas, de despertar o amor pelas coisas boas da vida, de incentivar os pensamentos positivos e atrair alegria – precisamos todos disto, não é verdade?

Além de ser uma pedra muito bonita e elegante, a turquesa tem a vantagem de transmitir paz, harmonia e equilíbrio.

Etrusca Gioielli – Made in Italy

Opala

Se gosta de opala, então, saiba que esta é uma das pedras preciosas mais procuradas e utilizadas no mundo, graças aos seus vários benefícios.

Em primeiro lugar, há que considerar a sua beleza e variação de cores, que podem ser opacas, sombreadas ou transparentes. Em segundo lugar, trata-se de uma pedra natural que ajuda a transformar as vibrações negativas em positivas. Assim sendo, se está a enfrentar um momento menos positivo ou mais doloroso, poderá ser bom estar acompanhado com joias que possuam esta pedra natural na sua composição.

Alisia Jewels – Made in Italy

Espinélio

Não é tão popular como outras joias com pedras naturais aqui mencionadas, porém também tem os seus vários motivos de interesse. Aliás, é uma das pedras preciosas preferidas dos negociantes e colecionadores de pedras preciosas, devido ao brilho, dureza e ao largo espectro de cores absolutamente deslumbrantes.

Quando às suas propriedades, saiba que o espinélio acalma e alivia o stress, mesmo em estado mais depressivos.

Ademais, esta bonita pedra tem o poder de nos fazer sentir ainda mais revigorados, renovados e cheios de energia positiva. Da mesma forma acredita-se ter a capacidade de atrair riqueza.

Albert M. – Made in Italy

Ónix

Quando usar uma joia com a pedra ónix poderá, consequentemente, usar a sua energia para atingir as suas metas, pois irá sentir-se mais seguro, mais confiante e mais concentrado para a realização dos seus objetivos.

A ónix ajuda a equilibrar as nossas energias Yin e Yang, sendo, comummente usada para afastar o mal e os pensamentos negativos, ao mesmo tempo que permite ampliar a nossa força mental e física.

Albert M. – Made in Italy

Olho de tigre

A pedra olho de tigre permite, de forma mística, fazer a ligação entre a nossa energia espiritual e a da Terra, favorecendo, com efeito, a integração com o universo. Não é, por isso, de estranhar que seja uma das pedras mais valorizadas em filosofias de vida como o Budismo e o Hinduísmo.

Quando usa uma joia com esta pedra natural, irá sentir-se mais motivada e focada para conseguir colocar em prática tudo aquilo que a sua mente idealizou.

Albert M. – Made in Italy

Pérolas

Na lista das joias com pedras naturais não poderiam faltar as pérolas, que são versáteis, podendo, assim, adequar-se a momentos mais casuais ou formais, independentemente da idade.

A beleza e delicadeza das pérolas nasce de um processo natural, durante o processo de calcificação de corpos estranhos que invadem as conchas dos moluscos.

Quanto à simbologia, as pérolas representam feminilidade, criatividade e pureza, sendo muitas vezes associadas a processos de cura e purificação.

Rebecca Gioielli – Made in Italy

Agora que sabe todos os significados e momentos em que as joias com pedras naturais devem ser usadas, acreditamos que passará a olhar para a joalharia com outros olhos.

Afinal, não são apenas meros acessórios, mas sim extensões de nós próprias, do que somos e de como nos sentimos.

Deixe um comentário