Made in Italy: qualidade, design, sofisticação e elegância.

O selo Made In Italy é sinónimo de qualidade, design, sofisticação e elegância. Características que representam, assim, um estilo de vida que ultrapassa as fronteiras de um país e se estende por todo o mundo.

O que significa ser Made in Italy

Made in Italy é mais do que uma simples expressão, é uma marca que distingue determinados produtos e que evoca a ideia de produtos italianos em todo o mundo. É um termo que traz algum peso, pela importância que acarreta. Nesse sentido, a fama prende-se com a qualidade que caracteriza o artesão italiano e a excelência da produção industrial.

Como tal, Made in Italy é a mistura perfeita entre um passado clássico e sofisticado e uma modernidade minimalista, que representa o amor pela beleza. Um equilíbrio que deu a Itália a liderança mundial na produção de joias e trabalhos em ouro.

Isto é especialmente visível em Valenza, uma pequena cidade da região de Piemonte. É por lá que se localiza grande parte das empresas artesanais de ouro e joalharia do país. Representa uma sólida tradição artesanal de alta qualidade e um avanço significativo no caminho da inovação técnica, estilística e material.

Semelhante a Valenza é o distrito de Vicenza, onde se destacam as produções de prata e ouro e joias finas, folheados a ouro, porcelana, decoração para casa, gravuras e esculturas.

Joias Made in Italy: uma história de elegância e requinte

Uma joia italiana é muito mais do que apenas um simples acessório. É sobretudo a possibilidade de usar uma peça cujo design é inspirado numa história cultural diversa e em séculos de evolução artística.

E isto tem uma importante razão de ser: a mistura de influências culturais, especialmente egípcia, grega e asiática, que se verificavam no próspero Império Romano formou um povo que, ainda na atualidade, valoriza, e muito, a criatividade e a paixão por criar joias que são verdadeiras obras de arte.

Nesse sentido, as joias italianas começaram por ser usadas em ocasiões importantes, fossem elas de origem religiosa, familiar ou social. E visto que o Império Romano teve uma presença marcante na história mundial foi fácil de levar as peças a todos os cantos do mundo.

Além disso, o gosto pelos produtos luxuosos foi mais um elemento catalisador para os padrões de elevada qualidade que hoje temos. Assim, são vários os designers de joias italianos e de grandes marcas fundados em Itália. Bulgari, Buccellati, Dolce & Gabbana, Percossi Papi e Pomellato são apenas alguns dos exemplos mais conhecidos.

Dessa forma não é de estranhar que Itália seja considerada a maior potência joalheira europeia, sendo daí provenientes algumas das peças mais incríveis e exclusivas do mundo.

Características principais das joias Made in Italy

A herança italiana de habilidade artesanal especializada é eximia em combinar a tradição com a tecnologia mais recente para criar um estilo exclusivamente italiano, muito próprio e peculiar. Assim, a joalharia italiana é única, graças às técnicas de produção artesanal, bem como às soluções de ponta e utilização de materiais de alta qualidade.

Detalhe do acabamento de uma joia Albert M.
Albert M. Joias Made in Italy

Além disso, experiência, paciência, criatividade e dedicação são os pilares dos artigos com o selo Made in Italy. Profissionalismo, confiança, matérias-primas de qualidade superior e processos altamente controlados são alguns dos pontos fortes que marcam as principais marcas de joias italianas.

Joias italianas mais comuns

A conceção da joalharia Made in Italy segue o processo criativo artesanal, que é um pormenor que já se encontra profundamente enraizado na experiência de cada profissional do ramo.

A Itália é bastante famosa pela sua grande variedade de adornos feitos a partir de metais preciosos. E isto tanto passa por criar simples colares e brincos, como produzir pulseiras com motivos e pormenores mais detalhados.

Independentemente disso, pode ter a certeza de que comprar joias Made in Italy é ter a garantia de produtos feitos com o maior cuidado e pelas mãos de gerações de artesãos cujo saber ultrapassa qualquer teoria.

Deixe um comentário