O sentido horário e os relógios

Descubra quando e como foi decidido o sentido horário para os relógios!

relógio, nos dias de hoje, é um acessório universal. Utilizado não apenas para marcar as horas, mas também para incrementar o visual e deixá-lo mais elegante. Porém, devido a grande popularização desse acessório, quase nunca paramos para pensar em sua origem, ou qual o porquê de seu meio de funcionamento. Já se perguntou como foi decidido o sentido horário dos relógios, quando isso aconteceu e por quê? É isso o que vamos descobrir a partir de agora!

O sentido horário e os relógios de sol:

Primeiramente, devemos lembrar que os relógios foram desenvolvidos entre os séculos XII e XIII. Durante esse período, a tecnologia do acessório não era como as de hoje. Por isso, a melhor forma de marcar as horas era através dos chamados relógios de sol. E foi aí que a história do sentido horário começou.

sentido rel 1

Quanto os relógios de sol foram criados, há cerca de 5000 anos atrás, eles funcionavam à base de uma haste posicionada paralelamente ao chão. Dessa forma, a sombra projetada sobre o objeto indicava as horas à medida que o tempo passava. Esse foi o único meio de se localizar no tempo durante muitos séculos. Esses relógios de sol marcaram a história para sempre, pois foram determinantes ao estabelecimento do sentido horário.

O sentido horário e os relógios mecânicos:

Mas por que os relógios de sol foram determinantes à marcação do sentido horário? Tudo se deve ao fato de que, esses relógios foram criados no hemisfério norte, na região da Babilônia. Devido a isso, a sombra que era projetada sobre a haste paralela ao chão tinha sempre direção à direita. Como esses foram os únicos relógios do mundo por dois séculos, esse foi o sentido horário estabelecido durante esse tempo.

Mais tarde, quando os relógios mecânicos foram desenvolvidos, seus mecanismos foram criados para “imitar” os relógios de sol. Seguiam então o mesmo sentido horário estabelecido pelos relógios de sol no hemisfério norte. Assim, a questão do sentido horário virou uma espécie de tradição, e passou a ser adotado por todos os relógios do mundo, tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul.

Portanto o hemisfério de referência como berço da civilização foi determinante na convenção do sentido horário. Se a referência tivesse sido o hemisfério Sul, hoje o sentido dos relógios seria o inverso, ou seja, da direita para a esquerda.

o sentido horário e os relogios

Agora que você sabe por que e como foi estabelecido o sentido horário dos relógios, a utilização desse acessório que nunca sai de moda torna-se ainda mais interessante, não é mesmo? Quer saber mais sobre relógios? Dê uma olhada nestes artigos:

Saiba mais sobre mecanismos dos relógios

O Relógio através do tempo

O relógio e o cinema

 

Deixe um comentário