Trevo da sorte: O amuleto que nunca sai de moda!

trevo da sorte

O trevo da sorte é um dos mais populares talismãs de sempre. Os símbolos e amuletos têm vários significados. O trevo de quatro folhas simboliza a sorte e é associado à felicidade ou fortuna.

Por ser um amuleto milenar que nunca sai de moda, damos-lhe a conhecer a origem do trevo da sorte, o processo por que passou até ser considerado um talismã e quais as crenças a que está associado.

 

A planta mais comum: O trevo de três folhas

 

Antes de falar do trevo da sorte, importa conhecer o tipo de planta mais comum: o trevo de três folhas.

Muito famoso na Irlanda, o trevo foi usado pelo seu patrono, St. Patrick, para explicar o mistério da Santíssima Trindade. No seguimento desta associação, pelo facto de o trevo comum ter três folhas presas num único caule, a Irlanda adotou-o como um símbolo nacional.

Também a cor reflete o seu simbolismo, pois o trevo é verde. Na Irlanda, esta é a cor associada à fortuna, já que o país é conhecido como “Ilha Esmeralda”.

O trevo de três folhas tem ainda uma simbologia mágica associada a várias lendas celtas. Esta era uma cultura que tinha tendência a basear as suas crenças em tríades e, portanto, costumava reverenciar o trevo.

Ao longo dos anos, esta ideia foi-se perpetuando e ganhou uma conotação ainda mais associada à sorte, com o surgimento do trevo de quatro folhas.

 

A origem da simbologia do trevo da sorte

 

O trevo de quatro folhas é conhecido universalmente como um símbolo de sorte. Este amuleto está sempre na moda e, por isso, é muito fácil encontrá-lo em colares, brincos ou pulseiras e até estampado em peças de vestuário.

Acredita-se que este simbolismo tenha surgido há milénios, com os druidas, que eram sacerdotes dos celtas. Aliás, muitas culturas, desde a Antiguidade, adoravam o número quatro devido a vários fatores: são quatro os pontos cardeais, as estações do ano, os elementos alquímicos e as fases da lua, entre outros.

Se o trevo de três folhas já era considerado um símbolo de sorte, quando se encontrou um trevo de quatro folhas, a simbologia ficou definitivamente cimentada.

Embora esta planta costume produzir apenas três folhas, em alguns casos extremamente raros, os trevos nascem com quatro folhas. A ideia de que são amuletos de sorte deriva precisamente da sua escassez e dificuldade em serem encontrados.

A simbologia do trevo de quatro folhas assenta na crença de que alguém tem sorte quando se depara com algo tão raro, o que significa que poderá ter sorte noutros momentos da vida.

 

Mito ou realidade: O trevo de quatro folhas dá sorte?

 

trevo da sorte
Colar Trevo da Sorte

Esta continua a ser uma questão colocada por muitos. Sendo objeto de fé ou de crença, existem vários relatos de pessoas que afirmam que este amuleto lhes trouxe sorte, fortuna ou ajuda em momentos de dificuldade.

Por outro lado, há pessoas que encaram esta simbologia como uma superstição ou que olham para o trevo da sorte simplesmente como um bonito símbolo produzido com metais preciosos para usar em cordões, brincos, pulseiras, etc.

Por não ser obrigatório acreditar na sua simbologia para o usar, o melhor é aproveitar o símbolo do trevo da sorte da melhor maneira: completando o seu look! Se acreditar que lhe poderá trazer sorte, mais completo(a) se sentirá. Mas nunca se esqueça de fazer a sua própria sorte!

 


 

Subscreva o nosso Blog

 

     

    Deixe um comentário