Antecipar as compras de fim de ano: porque o deve fazer?

A greve dos camionistas afetou todos os países da Europa e os stocks começam agora a ser repostos aos poucos. Por isso, deve antecipar as compras de fim de ano, até porque são já muitas as promoções e descontos que vamos vendo nas diferentes marcas.

Esta é uma forma das lojas chamarem os clientes com preços mais simpáticos e de, com isso, então, tentar também reduzir os prejuízos que tiveram durante o período da pandemia em que permaneceram fechados.

Seja para prendas de Natal, seja para renovar o guarda-roupa ou até para começar já a adquirir os bens alimentares de que necessita para a Ceia de Natal e Passagem de ano, confira por que deve já começar a pensar nisto.

6 razões para antecipar as compras de fim de ano

1. Pode poupar dinheiro

Ao deixar as compras de fim de ano para a última hora irá fazê-lo gastar mais dinheiro, porque muitos dos bens e materiais que precisa poderão estar esgotados. Como tal, tem de se sujeitar ao que existe para venda e que é, geralmente, mais caro.

Como tal, depois pode ficar com aquele peso na consciência de que já devia ter tratado de tudo antes e não encontra o que verdadeiramente deseja. Por isso, ainda vai a tempo e começa já a tratar do assunto.

2. Evita grandes confusões

Nos dias e semanas imediatamente anteriores ao Natal as principais ruas de comércio assim como os centros comerciais são mais concorridos. Há mais gente a comprar, mais filas em que tem de esperar e só isso é uma verdadeira dor de cabeça.

Para contornar este problema tem duas alternativas:

  • Comprar online, com os devidos cuidados e certificar-se de que o prazo de entrega corresponde às suas necessidades; ou
  • Antecipar as compras de fim de ano.

Se é daquelas pessoas que prefere comprar em loja, bem sabe que em época de pandemia convém ainda evitar os contactos desnecessários. E, convenhamos, enfiarmo-nos num centro comercial cheio não é uma boa ideia.

Isto pode igualmente levar a outra questão: ao sentir-se pressionado pela multidão, pode na mesma correr o risco de comprar o que não quer ou simplesmente de não comprar nada.

3. Permite pesquisar com mais tempo

Quem antecipa as compras de fim de ano consegue pesquisar melhor as coisas de que precisa e ver onde o preço é mais convidativo. Seja o tipo de decoração que vai usar, seja os presentes para a família e amigos.

Atualmente, existem ferramentas online que nos permitem avaliar onde é que determinado produto é mais barato. Tire proveito disso mesmo.

4. Pode escolher tudo com calma

Ninguém gosta da correria do final de ano, menos ainda quando se trata de comprar, porque nos sentimos pressionados. Isto pode levar a que se façam compras por impulso e se gaste mais dinheiro.

O planeamento neste caso é fundamental. Então, por que não fazer listas do que precisa? Lista de presentes: o quê e para quem; lista de comida e bebida; o que precisa de elementos de decoração para a casa; que tipo de coisas que precisa para si. Isto só para dar alguns bons exemplos.

5. Mais tempo livre

Se decidir antecipar as compras de fim de ano poderá fazer tudo com mais calma e ter mais tempo para outras coisas. Pode até usar esse tempo simplesmente para si, para relaxar – até porque a época de Natal especificamente é, só por si, uma das mais atarefadas do ano.

6. Estipule preços

Esta é mais uma dica fundamental para aqueles que querem antecipar as compras de fim de ano. Quanto pode gastar? E em quê? A questão das listas pode dar uma grande ajuda, por assim ficará com uma ideia mais concreta do que irá gastar e, posteriormente, fazer os devidos ajustes se ultrapassar o valor que pode dispor.

Deixe um comentário