Saiba mais sobre mecanismos de relógios

Conheça mais sobre relógios mecânicos, a quartzo e veja como diferenciá-los!

Os relógios são acessórios unissex multifuncionais que servem para explorar não apenas as horas, mas também todo o estilo do usuário. Apesar de terem sido inventados para cumprir a simples função de informar as horas, nos dias de hoje, os relógios servem para muito mais do que isso. No início, tinham designs simples, e apenas os mais abastados podiam adquirir um relógio – até então disponível apenas em sua versão de bolso. Com o passar dos anos, o relógio de pulso surgiu e, mais tarde, variações de materiais, designs e funcionalidades foram atribuídas a esse acessório. Dessa forma, conquistaram os pulsos de homens e mulheres de todos os gostos.

A partir de tantas inovações, surgiram algumas dúvidas na hora de diferenciar todas as opções de relógios. Tendo isso em mente, buscamos elaborar esse post a fim de eliminar todas as possíveis dúvidas sobre o assunto.

clock-time-hour-minutes

Sendo assim, confira o que são relógios manuais, automáticos e à quartz e quais as diferenças entre cada um desses modelos. Tire suas dúvidas e saiba escolher o melhor relógio para você!

Relógios mecânicos manuais:

Os relógios manuais, para começar, são aqueles que necessitam de corda que girem suas engrenagens. Os mecanismos de relógios propriamente ditos dizem respeito a toda parte mecânica responsável pelo funcionamento do acessório. No caso dos manuais, os mecanismos possuem dois lados, sendo que as cordas e o balanço localizam-se no lado de baixo – o mais complexo. Enquanto isso, a parte de cima é composta, basicamente, pelos ponteiros, também chamados de dial.

Seu mecanismo é composto por um lado de força e outro de freio. De um lado temos a mola principal, que impulsiona a força para girar os ponteiros. De outro, há um escape, que proporciona a regulagem do movimento do relógio.

relogio de bolso

Os restantes das rodas apenas regulam a velocidade. São elas que levam ao escapamento e, depois, ao balanço. Para que todo esse funcionamento seja possível, é necessário que a corda seja dada.

Relógios mecânicos automáticos:

Os relógios automáticos, por sua vez, não precisam de cordas para garantir o funcionamento das engrenagens. Ao contrário, o movimento natural do pulso é o suficiente para mantê-lo em pleno funcionamento. Enquanto o pulso está em movimento, o rotor dentro da máquina do relógio move as engrenagens. Isso faz com que os ponteiros ajustem a marcação das horas.

Para que o mecanismo mecânico automático funcione, é preciso que um peso oscilante se movimente juntamente com o pulso do usuário. Esse movimento serve para dar corda na mola principal através da cramalheira. Depois disso, as engrenagens passam a girar e, então, a marcação das horas se torna precisa.

mecanismo relogio mecanico automatico

Existem, ainda, catracas que impedem esse peso oscilante de girar para o lado errado, considerando que, se isso acontecesse, a corda seria tirada, e não dada.

Relógios a quartzo:

A maioria dos relógios de hoje faz as horas serem medidas a partir de vibrações de um cristal de quartzo. Os pulsos elétricos produzidos a partir de vibrações físicas são captados por eletrodos e transmitidos a circuitos eletrônicos. A partir disso, os números do mostrador digital são formados.

Se o relógio for analógico, o circuito é dividido em apenas uma vibração por segundo. Os relógios de quartzo tornaram-se populares a partir da década de 1970 e hoje são conhecidos por não errarem por mais de 1milésimo de segundo.

timex quartz

Normalmente, sua bateria dura cerca de dois anos. Porém, esse tempo pode variar conforme os tipos e quantidades de funções adicionadas ao acessório.

Quais as diferenças entre relógios manuais, automáticos e a quartzo?

Primeiramente, os relógios manuais e automáticos são mecânicos, enquanto o relógio a quartzo é movido a pulsos eletromagnéticos.

Entre o relógio manual e o automático, a maior diferença está no sistema de cordas. O relógio mecânico manual apresenta um pino de corda que não existe mais no automático. Nos relógios automáticos mais recentes, esse pino existe apenas para ajustar as horas.

O relógio a quartzo, por sua vez, é o mais diferente e moderno de todos. Para começar, ele não é mecânico, como os outros dois, e também não apresenta pino de corda. Sendo mais moderno, seu funcionamento trabalha com tecnologia de circuitos eletrônicos e pulsos eletromagnéticos. Com isso, é preciso ficar atento ao tempo de bateria do relógio.

wood-brown-watch-white

Tendo maior conhecimento sobre o universo dos mecanismos de relógios, você estará apto a escolher o melhor relógio de acordo as funcionalidades e mecanismos abordados pelo acessório.

Continue acompanhando nossas informações e não deixe de conferir nossos próximos posts! Deixe seus comentários e aguarde nossas novidades!

Deixe um comentário