Por que a prata escurece?

Descubra os segredos por trás da prata e saiba como evitar seu escurecimento!

Jóias e pedras preciosas são acessórios elegantes que não cansam de compor o visual das mulheres. Contudo, diversos desses acessórios, com o tempo, escurecem. Este processo de oxidação é natural, especialmente nas joias em prata.

limpeza de prata

Neste artigo vamos falar um pouco sobre por que a prata escurece, quais fatores levam a isso e, mais importante: como evitar que a prata escureça! Dicas importantes para você conservar as suas joias!

Por que a prata escurece?

Não é segredo nenhum que a prata precisa de certos cuidados especiais para que não escureça com o tempo. Mas  por que a prata escurece?

O escurecimento da prata é um processo químico, frequente em metais nobres da tabela periódica – caso da prata. Essa perda da coloração original acontece devido à oxidação causada pelo contato do elemento com outros, como o próprio oxigênio no ar. A prata sofre uma reação química com produtos externos, perdendo  a sua cor original e adquirindo uma coloração mais escura, oxidada.

Um dos principais responsáveis pelo escurecimento da prata é o enxofre. Em contato com a prata, esse semi metal forma, como um de seus produtos, o sulfeto de prata. Em contato com a jóia, esse elemento leva ao escurecimento da prata.

Outros gases presentes no ambiente externo também levam ao escurecimento da prata, tais como: gás sulfídrico, dióxido de enxofre e, como já mencionamos, o próprio oxigénio encontrado no ar.

aneis limpeza

Por fim, o seu próprio organismo pode acelerar o processo de escurecimento da prata. Isso mesmo! Nosso organismo está em constante reação química e, entre elas, está o suor, composto basicamente, de água e sais minerais (principalmente o cloreto de sódio). Esses compostos químicos em contato com a superficie da joia, reagem como ácido sulfídrico ou dióxido de enxofre, provocando a formação de uma camada mais escura.

A peça perde a sua qualidade com este processo de oxidação?

Conseguiu entender por que a prata escurece? É evidente que não existe uma resposta única para essa pergunta. Afinal, são diversos os motivos do escurecimento da prata. Importa referir que este é um processo natural e acontece apenas numa camada superficial, não afectando a qualidade da sua peça. Portanto a sua peça não perde valor por estar oxidada. Esta camada poderá ser removida por um profissional, ou mesmo em casa, com os produtos tradicionais de limpeza de pratas.

Por outro lado há joias em prata já oxidadas, de extrema beleza e alto valor. O próprio design da peça é baseado numa coloração mais escurecida, por isso a peça foi intencionalmente oxidada,  tornando-a também mais resistente e não sensível a este processo.

pulseira flor prata

Como evitar que a prata escureça?

Mais importante do que entender por que a prata escurece é saber como evitar que a prata escureça e como limpar as suas jóias. Sabendo isso, poderá facilmente conservar as suas peças!

A primeira grande dica para evitar que a prata escureça é não utilizá-la enquanto estiver em contato com produtos de limpeza. Todos esses produtos possuem algum tipo de elemento químico que, em contato com a prata, podem levar à superfície escurecida.

Outra dica interessante é, sempre que tirar a jóia conservá-la guardada em lugares secos e sem luz. Esse tipo de ambiente evita a oxidação da pata.

anel em prata

Outro aliado na conservação da sua peça – o banho de ródio!

O banho de ródio é um procedimento utilizado para o acabamento de joias em prata e ouro branco. O ródio é um metal precioso da família da platina, e oferece uma camada extra de protecção às joias, contra riscos e oxidação. Além disso proporciona um brilho prateado mais vivo e intenso.

aliança pezinho

Com a utilização essa camada vai se perdendo, podendo ser renovada com um novo banho, após a remoção total dos “restos” do anterior.

Ao comprar uma jóia em prata tenha em atenção:

Joias em prata mais escura, com tratamento especial para ficarem oxidadas, vão manter essa aparência e não necessitam de cuidados maiores. Essas peças são oxidadas propositadamente pelo joalheiro, para adquirirem uma aparência mais escura.

No caso das joias em prata com aspecto mais brilhante, verifique se têm banho de ródio. Como já referimos, as peças com banho estarão mais protegidas da oxidação.

Como limpar jóias de prata?

O ideal é utilizar uma flanela apropriada para limpar pulseiras, brincos, colares e anéis de prata. Outros métodos de limpeza, como esponjas, podem deixar as peças riscadas. Também existem líquidos para limpar pratas que auxiliam no processo de limpar jóias de prata. Basta mergulhar as jóias em um recipiente e esfregá-las com detergente em uma escova de dente.

limpeza anel

Agora que você sabe tudo sobre o escurecimento da prata, como evitá-lo e como limpá-lo poderá cuidar melhor das suas joias e fazer as melhores opções quando comprá-las, certificando-se de que a peça tem banho de ródio, ou mesmo optando por uma peça já oxidada que também pode ser lindíssima!

Deixe uma resposta